Guia do Crédito

Cálculo do salário líquido 2019: calculadora online

salário líquido
: o Portal do Crédito não publica artigos patrocinados. O nosso conteúdo é independente e não favorece nenhuma entidade em particular.

O salário líquido corresponde ao valor que é recebido pelo trabalhador depois de descontados impostos e contribuições. Por outras palavras, é o salário que cai na conta bancária no final de cada mês.


Comparador de Crédito

Simule sem compromissos e conheça a melhor solução de crédito para o seu pedido.

SIMULAR AGORA

Algumas pessoas confundem o salário líquido com o salário bruto. O salário bruto é o montante que uma empresa paga a um colaborador antes de qualquer dedução.

Calculadora online de salário líquido

O resultado da calculadora abaixo é uma aproximação. Existem calculadores online que têm em consideração todos os fatores que influenciam o salário líquido, no entanto são complexas, pouco intuitivas e, por vezes, confusas de preencher.

De forma a ultrapassar esse incómodo, desenvolvemos uma lógica que incorpora fatores médios da população portuguesa, simplificando a calculadora sem prejudicar a sua eficácia.

Se estiver numa fase de mudança de emprego, é importante comparar as propostas com base no salário líquido. Geralmente, os valores comunicados pela entidade empregadora são brutos e, por vezes, acontecem desilusões quando se chega ao final do mês.

Uma proposta que apresente um salário bruto superior em 200€, dependendo do escalão de IRS, pode representar apenas um aumento de 50€ líquidos. Por isso fique atento à diferença entre os 2 tipos de salário, na dúvida pergunte sempre pelo valor líquido.

Como se calcula o salário líquido?

De uma forma simplificada, o salário líquido corresponde ao salário bruto subtraindo a a Taxa Social Única (TSU) e a retenção na fonte de IRS. No caso dos funcionários públicos, é ainda deduzido o valor da ADSE (3.5%)

A TSU corresponde aos descontos para a Segurança Social e o seu valor é 11%.

Quanto à retenção na fonte de IRS, o valor descontado depende do salário bruto do trabalhador, da situação fiscal (estado civil oficializado nas Finanças) e do número de dependentes.

De salientar que quanto maior o salário bruto do trabalhador, maior a taxa aplicada de desconto para IRS.

simular crédito

Esta retenção na fonte representa um adiantamento de imposto ao Estado. Caso contrário, no fim do ano teríamos que pagar o valor anual total o que seria um transtorno.

Todos os anos são publicadas as tabelas de retenção na fonte e entram em vigor no primeiro mês de cada ano.

É da responsabilidade da entidade empregadora calcular o valor de retenção na fonte de IRS, com base nas tabelas atualizadas, e a TSU descontando estes valores no salário bruto do colaborador.

Simulações de crédito e salário líquido

Quando efetuar uma simulação online de crédito deve sempre inserir o valor líquido do seu salário.

Desta forma, garante que não apanha um surpresa desagradável, pois ao inserir o salário bruto (um montante sempre superior ao líquido), o seu pedido pode ser aprovado e mais tarde, quando enviar os documentos a comprovar rendimentos, o processo pode ser cancelado.

Caso pretenda, faça uma simulação de crédito e descubra qual o crédito pessoal, consolidado ou habitação mais vantajoso para si.

Artigos relacionados

Se tiver alguma dúvida ou questão, fale connosco pelo Messenger