Guia do Crédito

Taxa Euribor: o que é e como influencia os créditos?

analisar taxa euribor
: o Portal do Crédito não publica artigos patrocinados. O nosso conteúdo é independente e não favorece nenhuma entidade em particular.

A taxa Euribor anda “nas bocas do mundo”. Aparece em noticiários, jornais e outras fontes, mas estaremos todos conscientes do seu significado e da sua importância no nosso dia a dia? Neste artigo procurámos clarificar todas as dúvidas que possam existir.


Comparador de Crédito

Simule sem compromissos e conheça a melhor solução de crédito para o seu pedido.

SIMULAR AGORA

O que é a taxa Euribor?

A Euribor nasce em 1999 com a entrada do Euro (€) e deriva da junção de palavras “Euro Interbank Offered Rate“.

Esta taxa é utilizada como referência para as operações financeiras entre os bancos, ou seja, as taxas que um banco paga ao outro quando lhe é emprestado dinheiro (válido na zona euro). Ou seja, é através desta taxa que as entidades financeiras estimulam as taxas de juro que devem praticar ao consumidor final.

A Euribor foi criada com o objetivo de se evitar diferenças discrepantes entre os países da zona euro, procurando (e garantindo) um equilíbrio nos preços aplicados no mercado.

Tipos de taxa Euribor

Na verdade existem 8 taxas de juros Euribor, sendo a diferença entre si o prazo das mesmas. Temos a taxa a 1 e 2 semanas e a 1, 2, 3, 6, 9, 12 meses.

O seu valor varia consoante a oferta e a procura de capital, sendo que fatores, como inflação e crescimento económico, também têm influência.

analisar juros de créditos

Como é calculada esta taxa

É calculada através da média de taxa de juros de um conjunto de 50 bancos do mercado interbancário europeu. Em Portugal, quem determina o valor da Taxa de Juro Euribor é a Caixa Geral de Depósitos, orientada pela Federação de Bancos Europeus.

Todos os dias, os bancos comunicam qual é o valor da taxa de juros à qual eles estão a conceder créditos. Após recolha desses dados, eliminam-se as taxas mais altas e as mais baixas (15% de cada) de modo a que a média seja calculada com base em 70% dos valores fornecidos pelos bancos europeus.

Fatores que influenciam a Euribor

Tal como referido anteriormente, esta taxa é obtida tendo em consideração a oferta e procura de financiamento, mas são vários os fatores externos que influenciam o seu valor.

Fatores sociais, políticos, geográficos, entre outros, têm um papel preponderante na descida ou subida da taxa. De relembrar que o intuito desta taxa é impedir alterações acentuadas das taxas de juro praticadas pelas entidades credoras.

A Euribor influencia que créditos?

Na verdade, influencia praticamente todos os produtos bancários. Naturalmente existem aqueles que, pelo seu prazo, a Euribor tem um maior impacto (como é o caso do crédito habitação). No entanto, esta taxa interfere desde as contas poupanças aos créditos.

Num crédito habitação, a referência utilizada é a Euribor a 6 meses. Será sob o valor da taxa deste prazo que os clientes irão receber as suas propostas de crédito.

No fim, lembre-se: se a Euribor desce, irá pagar menos juros. Se subir, irá pagar mais juros.

Como sugerimos sempre, para garantir que tem acesso às melhores condições de crédito, faça simulações online. Ao simular no Portal do Crédito, iremos analisar as suas necessidades específicas e, de acordo com o seu perfil, indicar a entidade com as melhores condições.

Artigos relacionados

Se tiver alguma dúvida ou questão, fale connosco pelo Messenger