VoltarTodos os artigos
João Fins
Revisto por João Fins
João Fins

Licenciado em Economia e com experiência em finanças pessoais. Como redator no Portal do Crédito, tenho a missão de ajudar esclarecer as dúvidas mais comuns dos nossos leitores, no que aos diferentes tipos de crédito diz respeito.

Taxa Euribor 2024: O Que é e Qual a Sua Média Mensal?

Com a chegada da Moeda Única no ano de 1999, o Euro (€) passou a ser visto como o câmbio oficial da Zona Euro, e com ele surgiu também a Taxa Euribor.

Desde então, passou a fazer parte do vocabulário dos portugueses que têm ou pretendam adquirir um crédito habitação.

Neste sentido, neste artigo vamos esclarecer o que é a Euribor, porque é que esta taxa tem tantas oscilações, qual a sua média mensal em 2023 e o que esperar de 2024.

Juntar Créditos e Poupar
Consiga o Melhor Crédito Habitação!
Comparação de +10 Bancos
Serviço 100% Grátis e Sem Compromisso
Apoio Personalizado do Início ao Fim
Selecionar Finalidade
  • Aquisição
  • Transferência de Crédito
  • Construção
  • Casa Modular
  • Multifunções
Montante

A Euribor, deriva da junção das palavras “Euro Interbank Offered Rate” e corresponde a uma taxa de referência associada à concessão de um financiamento.

Por outras palavras, esta taxa resulta da relação entre bancos e serve de base para a aplicação de uma taxa de juro relativa às transações que as entidades bancárias efetuam entre si (transferências interbancárias) na Zona Euro.

A taxa Euribor foi criada com o objetivo de evitar diferenças discrepantes entre os países da Zona Euro, procurando garantir o equilíbrio dos preços praticados no mercado financeiro.

Em Portugal, a taxa é frequentemente associada ao crédito habitação, mas também a outros empréstimos hipotecários, crédito automóvel, consolidação de créditos, entre outros que tenham associados uma taxa variável.

MêsEuribor 3 MesesEuribor 6 MesesEuribor 12 Meses
Fevereiro 20232,640%3,135%3,534%
Março 20232,911%3,267%3,647%
Abril 20233,179%3,516%3,757%
Maio 20233,372%3,682%3,862%
Junho 20233,536%3,825%4,007%
Julho 20233.672%3,942%4,149%
Agosto 20233,780%3,944%4,073%
Setembro 20233,880%4,030%4,149%
Outubro 20233,968%4,115%4,160%
Novembro 20233,972%4,065%4,022%
Dezembro 20233,935%3,927%3,679%
Janeiro 20243,925%3,892%3,609%
Pode consultar os valores da Taxa Euribor no website da Euribor Rates. Dados atualizados em janeiro de 2024

Desde dezembro de 2021, onde a média mensal da taxa Euribor se encontrava inferior – 0,5%, que temos assistido a um aumento substancial da Euribor.

Depois de vários anos a negativo, em julho de 2022 a taxa voltou a terrenos positivos e no mês de setembro a Euribor média mensal a 6 meses chegou mesmo a superar a barreira dos 4%.

Vários especialistas afirmam, contudo, que o pico da Euribor já tenha acontecido e que por isso espera-se que 2024 seja caracterizado pelo início de uma redução gradual da Euribor.

As políticas económicas europeias através do Banco Central Europeu (BCE) são os principais responsáveis pelas oscilações na Euribor.

Todavia, as subidas ou descidas das taxas diretoras do BCE que influenciam diretamente a Euribor, têm sempre por base a liquidez do sistema financeiro, comportamento da inflação, entre outros fatores económicos e sociais europeus e mundiais.

Por isso, é que em crises financeiras como a de 2008 e a atual, devido à inflação, temos assistido a uma Euribor muito mais elevada.

Sabia Que?

Apesar da taxa Euribor a 6 Meses ter chegado aos 4% em setembro de 2023, os seus valores máximos foram atingidos em outubro de 2008 (5,448%).

Os dados da Euribor são divulgados diariamente pela Agência Reuters, pelas 10h00 da manhã de Portugal e podem ser consultadas aqui.

Contudo, se está prestes a ter uma atualização do seu contrato ou procura obter um, deve sempre olhar para a taxa média mensal do mês anterior à qual se encontra. Ou seja, se tiver uma atualização em novembro, a Euribor a ser aplicada é a média de outubro.

É certo que a Euribor faz parte do nosso vocabulário económico desde o início do milénio. No entanto, quando nos referimos a esta taxa, devemos ter presente que não existe apenas uma variante.

Apesar de já terem havido 15, atualmente o mercado financeiro apresenta 5 prazos de atualização das taxas de juros Euribor associados ao seu crédito:

  • Atualização Semanal: 1 semana;
  • Atualização Mensal: 1, 3, 6 e 12 meses.

Isto significa que, por exemplo, se contratar um crédito habitação com indexante Euribor a 6 meses, os juros do seu crédito vão ser calculados e atualizados a cada 6 meses.

Sabia Que?

Existe uma taxa de juros de 1 dia, semelhante à Euribor, a Taxa ESTER, taxa de interesse interbancário da Zona Euro, atualizada diariamente pelo BCE.

A decisão pela melhor Euribor para um contrato de crédito vai sempre depender do quão exposto vai querer ficar às oscilações do mercado.

Por exemplo, a taxa Euribor a 3 Meses é aquela que apresenta o valor mais baixo, porém, é também aquela que está mais exposta a oscilações e por isso raramente é utilizada.

Neste sentido, a Euribor mais escolhida pelos contribuintes portugueses é a Euribor a 6 Meses e a 12 Meses.

Sabia Que?

Segundo o Relatório de Acompanhamento dos Mercados de Crédito do BdP, em 2022, a Euribor a 12 meses foi escolhida em 51,6% dos contratos de crédito habitação e a de 6 meses 41,3%. Já a Euribor a 3 Meses foi escolhida somente em 0,9% dos contratos.

Alternativamente pode escolher uma taxa fixa e assim evitar as oscilações da Euribor. É um empréstimo normalmente mais caro, mas permite que o cliente saiba qual a prestação a pagar ao banco até ao final do contrato.

Além disso, importa realçar que, se a sua taxa fixa daqui a alguns anos já não for competitiva, vai poder sempre fazer uma renegociação de contrato ou uma transferência de crédito habitação para um banco com uma oferta mais vantajosa.

Calculo Taxa Euribor

A taxa de juro cobrada a quem tem um crédito hipotecário com taxa variável é resultado da soma da Euribor (3,6 ou 12 Meses) com o spread (margem de lucro do banco).

Porém, enquanto o spread é somente negociado no momento da contratualização do empréstimo, a Euribor vai oscilar ao longo do tempo.

Por isso, muitos contribuintes portugueses procuram saber de forma antecipada qual será a prestação das suas casas nos meses seguintes à atualização do contrato.

Para o fazerem podem utilizar os vários simuladores Euribor disponíveis no mercado.

Saiba qual será o valor da sua prestação mensal se a atualização fosse feita hoje através do nosso Simulador Euribor.

Juntar Créditos e Poupar
Consiga o Melhor Crédito Habitação!
Comparação de +10 Bancos
Serviço 100% Grátis e Sem Compromisso
Apoio Personalizado do Início ao Fim
Selecionar Finalidade
  • Aquisição
  • Transferência de Crédito
  • Construção
  • Casa Modular
  • Multifunções
Montante

A Euribor tem um grande impacto no seu contrato de crédito habitação. Por isso, deve estar sempre atento à evolução da Euribor para controlar o seu orçamento mensal.

O valor mais importante é a média mensal da Euribor do mês anterior à atualização do contrato, pois essa será a taxa utilizada.

Ou seja, se tiver uma revisão do contrato todos os anos no mês de dezembro, deve olhar para a Euribor média do mês de novembro.

Já se procura contratar um crédito hipotecário hoje, saiba que a Euribor a 12 Meses é a mais solicitada pelos portugueses e aquela que permite estar menos exposto a variações do mercado.

Por fim, importa salientar que o pico da Euribor foi atingido no final de 2023 e que, aparentemente, 2024 vai ser um ano de reduções graduais desta taxa.

Perguntas e Respostas

O Que é a taxa Euribor?

A taxa Euribor resulta da relação entre bancos e serve de referência para a aplicação de uma taxa de juro relativa às transações que as entidades bancárias efetuam entre si (transferências interbancárias) dentro da Zona Euro.

Como é calculada a Euribor?

O valor da Taxa Euribor é obtido através do cálculo médio das taxas de juros contratadas e é feita pela Federação de Bancos Europeus (EBF) – composto pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos principais bancos centrais e nacionais de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE).

Após serem apurados todos os dados, eliminam-se as taxas mais altas e as mais baixas (15% de cada), para que a média dos juros contratados seja calculada com base em 70% dos valores fornecidos pelos bancos europeus.

O que influencia a taxa Euribor?

A Euribor está intimamente ligada às taxas de juro diretoras traçadas pelo Banco Central Europeu (BCE) que são alteradas conforme a situação económica e financeira europeia.

O que é a taxa Euribor a 3 Meses?

Ter uma taxa Euribor 3 meses no seu contrato de crédito significa que a cada 3 meses as taxas de juro aplicadas ao seu crédito serão revistas devido a uma atualização da Euribor.

O que é o Spread e a taxa Euribor?

A taxa Euribor é a taxa de referência da Zona Euro para a concessão de crédito e o Spread é a margem de lucro dos bancos. Juntando estas duas componentes temos os juros do seu crédito habitação.

Taxa Euribor 6 Meses: o que é?

Ter uma taxa Euribor 6 meses no seu contrato de crédito significa que a cada 6 meses as taxas de juro aplicadas ao seu crédito serão revistas com base no valor da Euribor.

Quem decide a taxa de juro Euribor?

A taxa Euribor é fixa pela Federação de Bancos Europeus (EBF) composto pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos principais bancos centrais e nacionais dos Estados-membros da União Europeia.

Taxa Euribor 12 Meses: o que é?

Ter uma taxa Euribor 12 meses no seu contrato de crédito significa que todos os anos as taxas de juro aplicadas ao seu crédito serão revistas com base no valor da Euribor.