VoltarTodos os artigos
João Fins
Revisto por João Fins
João Fins

Licenciado em Economia e com experiência em finanças pessoais. Como redator no Portal do Crédito, tenho a missão de ajudar esclarecer as dúvidas mais comuns dos nossos leitores, no que aos diferentes tipos de crédito diz respeito.

Crédito Pessoal Online Com Resposta Imediata – Como Pedir?

crédito pessoal online

Por vezes, encontrámo-nos em certas situações financeiras inesperadas que somos obrigados a procurar um crédito pessoal online com resposta imediata aos nossos problemas.

Seja qual for o motivo que o levou a procurar liquidez urgentemente, pedir um financiamento poderá ser a solução, mas o mesmo tem de ser solicitado com bastante ponderação, análise e cuidado.

Tendo como base essa premissa, neste artigo, vamos dizer como poderá pedir um crédito pessoal online (passo a passo) e que cuidados deverá ter para conseguir um bom negócio para a sua carteira.


Portal Do Crédito

Procura Crédito Rápido?

Resposta em 24h Sem Compromisso

RECOMENDADO

SIMULAR JÁ

Um crédito pessoal online é um empréstimo feito a uma dada entidade financeira cujo processo é todo tratado via internet.

Deste modo, sem sair de casa poderá pedir financiamento, saber se este é aprovado, ou não, assinar digitalmente o contrato e obter o dinheiro na sua conta bancária pessoal num espaço de tempo bastante mais curto que há uns anos.

Este financiamento pode ser solicitado para diversas finalidades, tais como:

Cada finalidade tem as suas taxas de juro e condições próprias.

Sendo o digital uma realidade cada vez mais presente para os portugueses, é normal que os processos, por serem tratados via online, tendam a ser aprovados e financiados de uma forma muito mais célere.

Assim, hoje em dia, na maioria das entidades financeiras poderá obter uma aprovação do seu crédito pessoal online com resposta imediata ou até 24 horas úteis.

Após a aprovação, por norma, entre 24h e 48h irá ter o dinheiro na sua conta.

Este tempo de espera é apenas possível, pois os processos estão cada vez mais automatizados. Prova disso é a criação da assinatura digital para assinar um contrato de crédito sem sair de casa.

Uma assinatura digital permite-lhe assinar um contrato apenas com a inserção de um código SMS enviado pela entidade financeira para o seu telemóvel.

Portal Do Crédito
Simulador credito pessoal online da CGD

À primeira vista, fazer um pedido de financiamento poderá ser “um bicho de 7 cabeças” para muitas pessoas. Contudo, na realidade, é um processo cada vez mais célere e simples.

Assim, para obter um crédito pessoal online deverá proceder aos seguintes passos:

  • Utilizar Simulador de Crédito Pessoal Online: aceder ao website da entidade e utilizar o seu simulador. Tem de selecionar o tipo de crédito pessoal que pretende, montante a solicitar e o prazo de pagamento (em certos casos, pode pedir um crédito 120 meses);
  • Preencher os Dados: clique em simular e de seguida preencha os dados pessoais que as entidades solicitam. Estes dados são essenciais para que possam analisar o seu caso e decidir se tem condições de pedir financiamento;
  • Envio de Documentação: tendo uma pré-aprovação, deverá enviar a documentação que lhe for solicitada, entre as quais o comprovativo de morada, rendimentos e IBAN;
  • Assinar Contrato: a resposta poderá ser imediata como demorar até 24 horas úteis. Todavia, tendo o contrato do seu lado, deverá assinar digitalmente o documento e enviar;
  • Esperar Financiamento: após assinar enviar o documento deverá ter o dinheiro na sua conta até 2 dias úteis.

Com dúvidas? As entidades estarão sempre ao seu lado, passo a passo, para o ajudar em todo o processo.

Como pode ver, hoje em dia, pedir um crédito pessoal online é bastante simples e rápido. No entanto, existem sempre formas de conseguir acelerar um pouco mais os processos de aprovação e financiamento.

O principal ponto é antecipar o momento da documentação – tendo a mesma já toda preparada do seu lado para enviar. Deste modo, tenha consigo:

  • Documento de Identificação Pessoal: cartão de cidadão;
  • Comprovativo de Morada Fiscal: fatura de água, luz ou telecomunicações;
  • Comprovativo de IBAN: obter via multibanco ou no website da sua entidade;
  • Comprovativos de Rendimentos: últimos 3 recibos de vencimento ou última declaração de IRS;
  • Mapa de Responsabilidades: clicar em “Central de Responsabilidades de Crédito” no website do Banco de Portugal.

Mapa de Responsabilidades do Banco de Portugal é um documento que permite a entidade financeira saber se está com prestações em atraso, ou em situação de incumprimento.

Ora, se está à procura de um crédito rápido, saiba que pode solicitar a qualquer entidade financeira que esteja autorizada pelo Banco de Portugal a atuar no nosso país.

Porém, pode sempre fazer uma simulação de crédito pessoal online na sua entidade atual. Sendo já um cliente, esta já tem os seus dados, o que poderá ajudar no processo.

Mesmo tendo urgência em obter crédito, não descuide uma boa pesquisa por um crédito pessoal online que seja mais em conta para a sua carteira.

Por fim, e juntando o útil ao agradável, poderá solicitar um crédito a intermediários de crédito em Portugal. Estes, com base no seu perfil de crédito, vão procurar o empréstimo mais barato para a sua carteira.

Como esta análise é feita pelo intermediário, basta enviar a documentação uma só vez. Ou seja, estará a poupar tempo de pesquisa e de envio de documentos diversas vezes para as entidades.


Portal Do Crédito

Procura Crédito Rápido?

Resposta em 24h Sem Compromisso

RECOMENDADO

SIMULAR JÁ

Portal Do Crédito

O facto de termos alguma urgência para obter o financiamento, não deverá ser a desculpa para descuidarmos a segurança, a leitura dos contratos e principalmente a nossa liberdade financeira.

Por isso, abaixo indicamos alguns dos cuidados que deve ter se pretender pedir um crédito pessoal online:

Receber o dinheiro que necessitamos na nossa conta bancária é sempre uma boa sensação. Ora, sendo um processo tão simples e pouco burocrático, facilmente podemos acumular diversos créditos no nosso nome.

Contudo, essa liquidez surge de um compromisso feito entre a pessoa e uma entidade financeira, onde o primeiro tem de pagar uma prestação mensal, durante um determinado prazo, ao segundo.

Ora, caso falte ao pagamento, irá ter de pagar taxas extra por atraso de pagamento, o que poderá complicar ainda mais as suas contas.

Além disso, a entidade irá comunicar à Central de Responsabilidades de Crédito, gerida pelo Banco de Portugal, a sua situação de incumprimento.

Se entrar em incumprimento, o seu nome irá constar na lista negra do Banco de Portugal, o que poderá trazer diversas consequências negativas.

Se procura financiamento por estar com dificuldades financeiras, a última coisa que precisa é de estar envolvido com entidades pouco credíveis e que não estejam reguladas.

Por isso, entre em contacto somente com uma entidade financeira, ou intermediária de crédito, que esteja registada, regulada e autorizada a atuar pelo Banco de Portugal.

Para saber quais são, pode verificar as entidades autorizadas no website do Banco de Portugal a atuar em no nosso país.

Provavelmente já viu pessoas nas redes sociais ou em fóruns a afirmarem que podem fazer-lhe um empréstimo a taxas de juro muito mais acessíveis do que numa entidade financeira.

Contudo, estes empréstimos particulares, muitas das vezes são burlas que o podem prejudicar ainda mais financeiramente. Por isso, evite pedir empréstimos a agiotas e peça sempre o seu crédito pessoal online a entidades certificadas pelo Banco de Portugal.

A agiotagem é um crime previsto na lei n.º 48/95, artigo 226.º e punido com pena de prisão até 5 anos ou com pena de multa até 600 dias.

Por vezes, fazemos uma simulação numa entidade e obtemos uma pré-aprovação imediata. Poderá ser tentador querer avançar com o processo para obtermos a liquidez que tanto necessitamos o mais rápido possível.

Todavia, será que essa proposta de crédito pessoal online é a mais barata? Não estará a despender de umas centenas ou milhares de euros em juros desnecessariamente?

Aconselhamos a que faça diversas simulações sem compromissos com várias entidades financeiras e até mesmo intermediárias.

Desta forma irá ter um maior grau de certezas que o contrato que irá assinar é a melhor proposta do mercado – com base o seu perfil de crédito para as entidades financeiras.

Leia o nosso artigo sobre o melhor crédito pessoal 2022 e descubra quais as melhores entidades a atuar atualmente em Portugal.

Quando faz uma simulação pode descarregar a Ficha de Informação Normalizada (FIN). Nesta ficha poderá ver de uma forma descriminada todos os pontos do contrato de crédito.

Falamos desde o prazo de pagamento, Montante Total Imputado ao Consumidor (MTIC), às taxas de juro aplicadas como a Taxa Anual de Encargos Efetiva Global (TAEG) a Taxa Anual Nominal (TAN).

Pode ver também outros encargos associados como comissões, seguros obrigatórios e opcionais, taxas por incumprimento da prestação, assim como os seus deveres e direitos.

Exemplo de direito ao consumidor:

O consumidor tem o direito de revogar o contrato de crédito no prazo de 14 dias de calendário, sem necessidade de invocar qualquer motivo, nos termos do artigo 17º do D. L. nº 133/2009, de 2 de junho.


Portal Do Crédito

Consiga o Melhor Crédito!

Avaliação Grátis 100% Online Sem Compromisso

RECOMENDADO

Simular Já

Hoje em dia, se nos encontrarmos numa situação financeira difícil e a única solução for pedir um empréstimo, já irá poder pedir um crédito pessoal online com resposta imediata.

Com isto, invés de demorar dias, ou mesmo semanas até obter o financiamento, com um pedido de crédito pessoal online poderá ter o dinheiro do seu lado em 48 horas úteis após a aprovação do mesmo.

Porém, esta facilidade de pedir crédito pessoal online, aumenta o risco de acumulação de dívidas se estas não forem bem geridas.

Deve pedir um crédito apenas quando estritamente necessário. Além disso, deve solicitar o mínimo de financiamento possível para evitar pagar juros desnecessários.

Por fim, aconselhamos a que analise vários concorrentes e procure obter várias propostas de crédito. Este “trabalho de casa” pode demorar um pouco, mas com certeza que irá compensar aquando da obtenção de um crédito pessoal online mais barato.

Perguntas Frequentes

Como pedir crédito pessoal online?

Para pedir um crédito pessoal online deverá seguir os seguintes passos:

  1. Fazer uma simulação de crédito pessoal numa dada entidade financeira;
  2. Preencher os dados pessoais solicitados pela entidade;
  3. Pré-Aprovação;
  4. Enviar a documentação solicitado pela entidade;
  5. Aprovação;
  6. Assinar o contrato digitalmente;
  7. Esperar pelo financiamento na sua conta bancária.

Quanto tempo demora um crédito pessoal online a ser aprovado?

O tempo de demora pela aprovação de um crédito pessoal online varia de entidade para entidade. No entanto, as entidades estão a demorar em média 24h úteis para analisar o seu pedido e a dar uma resposta final.

Após o envio da documentação e do contrato assinado, poderá ver o dinheiro na sua conta bancária pessoal entre 24h a 48h úteis após a aprovação.

Onde pedir um crédito pessoal online?

A maioria das entidades financeiras disponibilizam crédito pessoal online aos seus clientes para uma grande variedade de finalidades (crédito obras, automóvel, estudante, férias, sem finalidade, entre outros).

Entre estas estão entidades como a Cetelem, ActivoBank ou Credibom.

Além destas entidades, pode sempre pedir um crédito pessoal online a uma intermediária de crédito registada no Banco de Portugal.

É seguro pedir crédito pessoal pela internet?

Pedir um crédito pessoal online é 100% seguro desde que a entidade financeira que selecionou para solicitar o empréstimo esteja autorizada pelo Banco de Portugal a atuar no nosso país.