Guia do Crédito

3 cuidados a ter com um empréstimo urgente

empréstimo urgente

Se precisa de um empréstimo urgente para resolver um problema financeiro, é importante que saiba que este tipo de crédito pode ser caro. As taxas de juro associadas podem ser altíssimas, o que poderá criar um problema ainda maior do que aquele que está a tentar resolver.

Assim sendo, apesar do empréstimo urgente ser encarado como uma tábua de salvação – pois, além de permitir o acesso rápido a liquidez, exige, geralmente, pouca burocracia -, é necessário ter atenções redobradas na contratação deste tipo de crédito.

Além dos requisitos contratuais, que devem ser analisados ao detalhe, esteja especialmente atento às fraudes que por vezes surgem associadas ao empréstimo urgente. Por isso, fique a par de alguns cuidados a ter na contratação e as alternativas existentes no mercado.

O que deve analisar antes de contratar um empréstimo urgente

1. Condições do contrato

A primeira coisa que deve fazer antes de assinar um contrato de empréstimo urgente é analisar ao detalhe e pacientemente as condições estabelecidas. Tenha especial atenção às taxas de juro, ao valor das prestações mensais, ao prazo de pagamento e às condições de amortização. Além disso, avalie a sua taxa de esforço, ou seja, se tem condições financeiras para suportar estes encargos, de forma a evitar uma situação de incumprimento.

Portanto, por mais tentador que seja ter dinheiro na mão rapidamente, não ceda a pressões e nunca assine seja o que for sem ler e sem fazer as suas próprias contas.

simular crédito

2. Simulações

Não escolha o primeiro crédito que lhe aparecer. Mesmo que, por vezes, seja difícil ter uma noção global do impacto de um empréstimo urgente no seu orçamento mensal/familiar, não avance sem fazer várias simulações online.

Simule diferentes cenários e faça comparações, até para ter uma ideia mais clara relativamente ao crédito pessoal que está a contratar.

O Portal do Crédito disponibiliza um simulador que visa identificar a entidade com as melhores condições de crédito pessoal para si, de acordo com as suas necessidades e características do seu perfil. Desenvolvido com a mais recente tecnologia, tem acesso, em tempo real, às taxas de juro e condições das várias entidades de financiamento em Portugal.

3. Idoneidade da entidade financeira ou particular

No momento de solicitar um empréstimo urgente certifique-se da reputação da entidade financeira ou do particular a quem está a pedir o dinheiro. Por mais desesperado que esteja para resolver o seu problema financeiro, tenha atenção às eventuais fraudes.

Prefira sempre contratar os serviços de entidades reputadas e estabelecidas no mercado, uma vez que esta é a melhor forma de evitar fraudes e burlas.

Uma das nossas sugestões é que confira sempre a autenticidade da entidade financeira junto do Banco de Portugal ou a reputação do particular junto de outros clientes do mesmo.

No Portal do Crédito, recomendamos a Cofidis como especialista em crédito. Eleita “Escolha do Consumidor” e “Marca de Confiança” em 2019, a Cofidis é uma referência no mercado há mais de 20 anos.

Alternativas ao empréstimo urgente

Se tem um historial de mau pagador e é considerado um cliente de risco, terá muitas dificuldades em ver um pedido de crédito aprovado junto de qualquer entidade bancária, pois tem o “nome sujo” na Central de Responsabilidades de Crédito – conhecida como lista negra do Banco de Portugal.

Ainda assim, converse com o seu gestor de conta e aborde a possibilidade de juntar créditos. A vantagem de recorrer à consolidação de créditos é aliviar o seu orçamento mensal e ver reduzidas as prestações dos empréstimos que contraiu – uma vez que passará a pagar uma única prestação mensal, num prazo mais alargado, e relativa a todos os créditos que contraiu (mesmo que em entidades bancárias distintas).

Se precisa de dinheiro, outra das alternativas é o recurso ao cartão de crédito. Recordamos que os cartões de crédito sem juros podem ser mais baratos do que um crédito pessoal. Poderão facilitar-lhe a vida sem colocar em risco as suas finanças pessoais ou a segurança financeira da sua família.

Artigos relacionados

[adinserter block="2"]
Viviane Soares
Viviane Soares é redatora e editora, com mais de três anos de experiência na escrita de artigos de finanças pessoais. No Portal do Crédito, tem como principal objetivo disponibilizar a melhor informação sobre financiamento, de forma prática e acessível.