Crédito Pessoal

Precisa de dinheiro para despesas inesperadas? Faça um crédito pessoal

precisa de dinheiro

Precisa de dinheiro extra nos próximos meses, seja para fazer face a despesas inesperadas, seja para investir num projeto profissional, num curso de formação ou mesmo para regularizar uma qualquer dívida. Seja qual for o fim, há soluções de financiamento no mercado muito práticas, flexíveis e com períodos de aprovação muito curtos.

Uma dessas soluções de financiamento, sobretudo para quem precisa de assumir despesas urgentes, é o crédito pessoal, que pode ser solicitado online. Além da resposta ao pedido ser quase imediata, o dinheiro estará disponível na sua conta no período de 24 a 48 horas – se for aprovado.

Este tipo de crédito, desde que bem gerido, pode ser um recurso precioso para um momento de maior aperto financeiro e a tendência é que se torne um processo cada vez mais ágil e bastante simplificado.

Precisa de dinheiro? Conheça as vantagens do crédito pessoal online

Contratar um crédito pessoal online é uma operação que garante celeridade, segurança e confidencialidade. Mas as vantagens deste tipo de crédito não se ficam por aqui. É, ainda, um processo que assegura:

homem escolher cartao de credito

Antes de contratar qualquer tipo de crédito ao consumo, deve fazer uma análise de mercado, recorrendo aos simuladores online. Desenvolvido com a mais recente tecnologia, o simulador do Portal do Crédito visa identificar a entidade com as melhores condições de crédito pessoal para si, de acordo com as suas necessidades e características do seu perfil. Tem acesso, em tempo real, às taxas de juro e condições das várias entidades de financiamento em Portugal.

Como fazer para solicitar o crédito?

Se precisa de dinheiro com urgência, vai ficar surpreendido com a facilidade com que pode pedir crédito online. Depois de analisar atentamente as opções existentes no mercado e de escolher a mais vantajosa para o seu caso, necessitará apenas de preencher um formulário online – no qual simula o montante e o prazo de pagamento do empréstimo a contrair -, inserir os seus dados pessoais e finalizar o seu pedido.

Posto isto, obterá, no espaço de poucos minutos, uma resposta da instituição financeira. Se for positiva terá de conferir todos os dados, imprimir o contrato, assinar e enviar o mesmo, juntamente com a cópia dos documentos solicitados, para a instituição que lhe está a conceder o crédito.

Como avaliar que está a escolher o crédito mais vantajoso?

No momento de contrair um crédito pessoal, aconselhamos que preste atenção não apenas ao valor da prestação mensal, mas sobretudo à TAEG (Taxa Anual Efetiva Global) – a taxa de juro mais relevante na contratação deste tipo de crédito em particular, uma vez que representa o custo total do crédito pessoal.

Sendo o juro o custo do dinheiro, quanto mais baixa for a taxa de juro, melhor. Ainda assim, avalie sempre a relação entre montante, taxa de juro e o prazo de pagamento. Poderá querer livrar-se do crédito o mais rápido possível e, para tal, não se importar de pagar uma prestação mais elevada – opção mais vantajosa em termos do custo global do crédito. Ou, pelo contrário, optar por uma prestação mensal baixa com um prazo mais alargado.

Precisa de dinheiro? Eis uma dica importante

Dada a rapidez do processo, o crédito pessoal online acarreta riscos, aliás, como em qualquer outro tipo de crédito. Aconselhamos que avalie devidamente o valor do crédito de que realmente necessita e a capacidade de resposta ao prazo de pagamento estabelecido, não pondo de parte as restantes despesas do seu orçamento familiar.

Recordamos que se entrar numa situação de incumprimento para com a entidade credora, verá o seu nome manchado na “lista negra” do Banco de Portugal e esta situação poderá trazer-lhe alguns dissabores no futuro. Sem rodeios, poderá ver-se impossibilitado de contrair novo crédito (ou mesmo de pedir um cartão de crédito) e ganhar a reputação de cliente de risco junto das instituições financeiras.

Para evitar este tipo de constrangimentos, avalie de forma ponderada o peso da prestação no seu orçamento. Mesmo que algumas instituições de crédito considerem aceitável que a sua taxa de esforço “estique” até aos 40% (face ao vencimento que aufere), faça bem as suas contas.

Artigos relacionados

[adinserter block="2"]
Viviane Soares
Viviane Soares é redatora e editora, com mais de três anos de experiência na escrita de artigos de finanças pessoais. No Portal do Crédito, tem como principal objetivo disponibilizar a melhor informação sobre financiamento, de forma prática e acessível.