Imprevistos podem acontecer a qualquer momento. Porém, se já possui obrigações e encargos com créditos é compreensível ficar na dúvida sobre a possibilidade e a viabilidade de pedir um segundo crédito pessoal.
Neste sentido, neste artigo vamos responder à pergunta “Tenho um crédito pessoal posso fazer outro?” e indicaremos as melhores alternativas de financiamento por forma a evitar uma situação de endividamento excessivo tal que prejudique seriamente a saúde financeira pessoal.
Posso Pedir Mais Que Um Crédito Pessoal?
Um cliente bancário pode pedir um segundo crédito pessoal em qualquer instituição financeira desde que cumpra com os requisitos solicitados por esta.
Os requisitos são vários e maioria prendem-se com a apresentação de rendimentos suficientes para o cumprimento do novo contrato.
Assim, para ter uma noção se o seu segundo pedido crédito pessoal pode, ou não, ser aprovado, deve previamente calcular a sua taxa de esforço.
Saiba qual é a sua utilizando o nosso simulador de taxa de esforço.
A taxa de esforço representa o peso dos encargos financeiros com base nos rendimentos líquidos mensais do cliente. Neste sentido, se esta taxa for igual ou inferior a 40%, então a probabilidade de conseguir obter um novo crédito é elevada.
Por essa razão é aconselhável colocar dois titulares no contrato de crédito. Ao ter mais rendimentos associados vai baixar a taxa de esforço e consequentemente aumentar a probabilidade de aprovação.
Pretende aumentar a probabilidade de ter o seu crédito aprovado? Então, leia o nosso artigo: Crédito Pessoal Fácil de Aprovar.
Devo Fazer Dois Empréstimos No Mesmo Banco?
Se já tem um crédito pessoal e pretende fazer outro, então poderá solicitar o novo financiamento em qualquer instituição bancária.
Ou seja, poderá solicitar um segundo crédito no mesmo banco que fez o primeiro contrato ou numa entidade diferente. A probabilidade de aprovação será a mesma.
Deste modo, deverá analisar o mercado e procurar fazer diversas simulações para encontrar um crédito pessoal mais barato, independentemente do banco em questão.
Todavia, se pretende obter uma aprovação, não poderá estar incumprimento com nenhuma instituição, senão nesse caso o pedido do segundo empréstimo será recusado.
Documentos Para Pedir Um Segundo Crédito Pessoal
Caso pretenda obter outro crédito na mesma instituição bancária então não será necessário enviar parte da documentação que enviou na primeira vez.
Já se encontrar uma simulação com uma proposta de crédito pessoal mais vantajosa numa outra instituição, então aí terá de enviar a mesma documentação que enviou no momento da contratação do primeiro empréstimo particular.
Documentação esta que podemos resumir nos seguintes pontos:
- Documentação Pessoal: CC, IBAN, comprovativo de morada;
- Mapa de Responsabilidades: obter o seu na “Central de Responsabilidades de Crédito” no website do Banco de Portugal;
- Comprovativo de Rendimentos: últimos 3 recibos de vencimento ou última declaração de IRS dos titulares do crédito.
Alternativas a Pedir Um Segundo Crédito
Pedir um segundo crédito pessoal significa aumentar o endividamento bancário e os encargos mensais muitas das vezes para valores insustentáveis a médio e longo prazo.
Pedir um crédito é sinónimo de criar endividamento, por isso sempre que possível devemos evitar recorrer a esta opção.
Porém, se já tem pelo menos um empréstimo e precisa de mais financiamento, existe uma alternativa que deve explorar e que permite, além de obter dinheiro extra, diminuir os encargos mensais.
Essa solução é chamada de crédito consolidado.
Este crédito permite os consumidores portugueses juntarem as suas dívidas num único contrato com prazos de pagamento mais alargados e ainda solicitar um financiamento extra.
Esta solução é válida tanto para quem tem mais que um crédito e somente pretende diminuir os encargos e juntar as dívidas, como para quem tem um único crédito e procura mais financiamento.
Por outras palavras, ao invés de pedir um segundo crédito pessoal, pode solicitar uma consolidação de créditos onde junta o crédito ativo com o financiamento pretendido.
Uma consolidação apesar de permitir diminuir os encargos mensais, pode fazer subir o endividamento. Saiba Como no nosso artigo sobre Consolidar Créditos.
Caso tenha um crédito habitação e necessite de um crédito pessoal poderá em alternativa solicitar um crédito consolidado hipotecário.
Apesar de ficar mais caro por demorar mais tempo a pagar a dívida, a verdade é que pouco vai sentir o impacto deste financiamento extra na mensalidade.
Como Reduzir As Despensas Mensais?
Caso o problema seja a dificuldade em pagar o contrato de crédito atual, então solicitar um segundo crédito para pagar o primeiro é algo que nunca deveremos fazer.
Devemos em primeiro lugar entrar em contacto com a instituição financeira e solicitar uma renegociação do contrato por haver risco de falhar com as prestações mensais acordadas.
Caso falhe o pagamento dos seus compromissos com a instituição financeira, o seu nome irá entrar na Lista de Devedores do Banco de Portugal até regularizar a situação.
Outro ponto importante para reduzir os seus encargos mensais poderá passar por rever as suas despesas mensais.
- Analisar Seguro do Automóvel: existem diversas coberturas que provavelmente não são relevantes e que poderá retirar do contrato;
- Renegociar o Contrato de Telecomunicações: se estiver no fim do contrato procure obter várias propostas e negociar ao máximo o contrato atual;
- Reduzir Consumo de Luz: trocar as lâmpadas, colocar o frigorífico entre os 3 °C e os 5 °C, desligar aparelhos desnecessários, isolar bem a casa e escolher uma melhor tarifa de eletricidade são algumas formas de poupar.
Conclusão
Pedir outro crédito pessoal poderá ser a primeira solução que nos passa pela cabeça para conseguirmos equilibrar a nossa saúde financeira.
Em 2022, segundo dados do Banco de Portugal, foram solicitados 611.203 créditos pessoais para 538.464 pessoas.
Apesar de poder fazer vários empréstimos no seu nome, pedir um empréstimo pode não ser de todo a solução mais aconselhável numa altura que já se encontra endividado.
Ora, se já se encontra com problemas bancários e procura pedir crédito para pagar dívidas com outros créditos, evite solicitar um empréstimo a um agiota e/ou entidade não registada no Banco de Portugal para não ser vítima de burla.
Como vimos anteriormente existem diversas alternativas no mercado com o consolidação de créditos ou uma redução das despesas mensais para controlar o orçamento mensal.
Perguntas e Respostas
Quantos empréstimos posso fazer?
Um cliente bancário poderá obter diversos contratos de crédito no seu nome desde que os seus rendimentos permitam apresentar uma taxa de esforço igual ou inferior a 40%.
Que requisitos tenho de cumprir para pedir mais que um crédito?
Para obter mais que um crédito basta não estar em incumprimento com nenhuma entidade financeira, ter morada fiscal em Portugal e não ter uma taxa de esforço demasiado elevada face aos seus rendimentos líquidos mensais.
Posso pedir um crédito pessoal para pagar outro crédito?
Se tem um crédito e pretende obter mais financiamento para pagar essa dívida a melhor solução será solicitar uma consolidação de créditos. Deste modo pode juntar o crédito atual com um financiamento extra e manter ou reduzir os encargos mensais.