Intermediação de Crédito
VoltarTodos os artigos
Inês Pereira
Revisto por Inês Pereira
Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e com experiência em temas sobre finanças pessoais. Como redatora no Portal do Crédito, utilizo a minha experiência nesta área para ajudar esclarecer as dúvidas dos leitores no que ao crédito diz respeito. O meu objetivo é que encontrem sempre as melhores soluções.

Diferença Entre Saldo Contabilístico e Saldo Disponível

Já lhe aconteceu verificar a sua conta bancária e reparar que tem dois valores diferentes no saldo? Não foi erro do banco, ao contrário do que muitos acreditam.

A verdade é que existe uma diferença entre saldo contabilístico e saldo disponível. E, por isso, estes nem sempre são iguais.

É normal que possam surgir dúvidas acerca deste tema e chegou a hora de as esclarecer. Especialmente porque alguns bancos não utilizam a linguagem mais simples, o que pode dificultar a interpretação.

Tanto nos talões do multibanco como na plataforma de homebanking da sua instituição bancária notará que tem acesso ao o saldo contabilístico e ao saldo disponível. Naturalmente, é normal que estranhe esta diferenciação.

Então qual é o que está realmente correto e que deve ter em conta?

A verdade é que saber distinguir estes dois termos é uma valiosa ajuda para garantir que gere a sua vida financeira da melhor forma e que não se “distrai” com os gastos.

saldo contabilístico e saldo disponível

Ao consultar os seus movimentos bancários, o saldo contabilístico é o valor que realmente interessa ter em conta. Isto porque representa o dinheiro que é mesmo seu e que pode gastar.

Mas este saldo, por vezes, não é igual ao saldo disponível.

A diferença nos valores está relacionada com débitos ou créditos de dinheiro na conta, por qualquer via, cujos processos ainda não estão concluídos.

Ou seja, pode dizer-se que o banco já os registou mas ainda não terminou de os processar.

Bons exemplos são depósitos de cheques, transferências que ainda estão em processamento ou depósitos em caixa multibanco.

Por norma, no dia útil seguinte os valores do saldo disponível e do saldo contabilístico já serão iguais. Ainda assim, em alguns casos, poderá demorar mais.

diferença saldo contabilístico e saldo disponível

Ao contrário do saldo contabilístico, o saldo disponível pode não ser o valor que tem realmente na conta, já que não tem em conta os processos que estão a decorrer.

É apenas o valor que está disponível para movimentar durante esse dia e no momento, o que pode induzir a erro no momento de o gastar.

Isto significa que poderá correr o risco de gastar mais do que tem efetivamente na conta.

Confie no seu saldo disponível apenas quando este for exatamente igual ao saldo contabilístico.

Tenha atenção, pois alguns bancos deixam o pagamento ser executado mesmo sem o saldo disponível e depois cobram taxas e juros altos. Poderá dar origem a dívidas ou saldos negativos, uma vez que utilizou dinheiro que não tinha na conta.

Existe ainda um terceiro termo: o saldo autorizado. Este é diferente do saldo contabilístico e do saldo disponível.

O saldo autorizado representa o valor que está à disposição do cliente para movimentar.

Este valor é constituído pelo dinheiro que realmente tem na conta mais um valor disponibilizado pelo seu banco que pode movimentar.

No entanto, a utilização do saldo autorizado por norma implica o pagamento de juros e encargos, sendo por norma linhas de crédito automáticas.

Sabia Que?

Só em março de 2024 foram contratados 84.472 novos financiamentos de cartões e linhas de crédito.

Agora que sabe a diferença entre saldo disponível e saldo contabilístico, importa perceber quanto tempo demoram as transações bancárias a ser processadas.

O tempo que demora o saldo contabilístico a ficar disponível depende de vários fatores:

Contudo, por norma, em alguns dias úteis o valor já se deverá encontrar disponível para poder movimentar e utilizar.

Como referido anteriormente, deverá sempre utilizar o seu saldo contabilístico para saber o dinheiro que tem realmente na sua conta, evitando assim dividas desnecessárias.

O saldo contabilístico não pode ser utilizado pelos clientes, pois ainda não se encontra realmente disponível na conta.

Este mostra valores ainda em processamento e pendentes, mas que existem. No entanto, assim que o valor se mostrar igual ao apresentado no saldo disponível já o poderá movimentar.

Deverá sempre guiar-se pelo seu saldo contabilístico para ter a certeza acerca do dinheiro que realmente tem para usar na sua conta.

Quando o saldo contabilístico e o saldo disponível mostram o mesmo valor, significa que todo o tipo de pagamentos ou transferências já foram processados e que tem o montante total disponível.

É normal que se sinta confuso ao consultar os seus movimentos bancários e ver que existem valores diferentes para o saldo contabilístico e o saldo disponível.

Mas é importante perceber a diferença entre estes termos para saber que dinheiro pode efetivamente gastar e, assim, gerir melhor o seu orçamento mensal.

Além do saldo contabilístico e do saldo disponível, deve também perceber o que é o saldo autorizado.

Perguntas e Respostas

O que é saldo contabilístico?

O saldo contabilístico é o valor que realmente lhe interessa, sendo o que representa o dinheiro que é mesmo seu.

O que é saldo disponível?

Ao contrário do saldo contabilístico, o saldo disponível pode não ser o valor que tem realmente na conta.

O que é saldo autorizado?

O saldo autorizado representado o valor que está colocado à disposição do cliente para movimentar.