VoltarTodos os artigos
Portal do Crédito
Revisto por Portal do Crédito
Portal do Crédito

O Portal do Crédito é constituído por uma equipa de redatores profissionais dedicados e especializados que procuram responder às principais questões dos portugueses sobre crédito e finanças pessoais.

Comprar Casas Penhoradas: Onde Encontrar Imóveis Para Venda

Para muitos portugueses, comprar casas penhoradas é uma das principais opções quando começam a pensar em adquirir uma casa. A verdade é que estas costumam ter preços muito abaixo dos valores do mercado, o que acaba por ser uma ótima opção para quem não quer gastar muito dinheiro.

Além de poupar uns bons milhares, consegue aproveitar imóveis que estão parados, sem utilização e alguns que nunca chegaram a ser habitados, da melhor maneira possível.

Existem inúmeros imóveis do banco com 100% financiamento, mas nem sempre é fácil encontrá-los. Para isso decidimos criar este artigo onde lhe iremos mostrar alguns locais com casas penhoradas para a venda aos melhores preços do mercado atual.

No entanto, é preciso ter alguns cuidados para não se envolver em processos burocráticos e judiciais sem fim e perder a sua casa.

Caso já tenha encontrado a casa e pretenda obter financiamento, pode sempre solicitar uma simulação de crédito habitação de forma gratuita.

Existem dois tipos de entidades na qual poderá comprar casas penhoradas. Pode comprar casas penhoradas ao Estado ou comprar casas penhoradas a entidades privadas, ou seja, as instituições bancárias.

Ambas apresentam inúmeras vantagens, especialmente os preços bastante atrativos das moradias. Mas como há tanto por onde procurar, poderá visitar qualquer um dos sites abaixo para procurar a sua verdadeira moradia de sonho em apenas uns minutos.

Desde casas penhoradas pelo banco Millennium ou pelo BPI como casas penhoradas pelo Estado e pelas finanças.

As casas penhoradas pelas finanças por norma têm os preços mais baixos do mercado porque não é do interesse do Estado manter os imóveis, mas a oferta não é tanta como as das instituições bancárias.

Por norma são feitos leilões das casas penhoradas, por isso tem que ter uma procura mais longa para não perder o leilão e esperar que apareça uma moradia que lhe agrade.

Basta aceder ao link indicado a baixo e inserir a localidade que pretende.

O Millennium é um dos sites onde pode procurar casas penhoradas. Basta aceder ao site deles no link abaixo e colocar a localidade onde prefere fazer essa pesquisa.

Rapidamente terá acesso às dezenas de casas penhoradas na zona em que pretende.

Comprar casas penhoradas do banco tem uma vantagem especial para os clientes o do Millennium, pois os seus créditos para além de terem uma taxa mais alta de aprovação, conseguem negócios muito melhores.

A Caixa Geral Depósitos tem um dos sites mais simples para a procura de casas penhoradas que existem. Para além da vasta oferta de moradias que têm estas também possuem os preços mais baixos do mercado.

A Caixa oferece ainda a possibilidade de juntar ao seu crédito de habitação, um crédito para se quiser fazer qualquer tipo de obras na moradia.

O BPI é um dos sites mais completos em termos de ofertas de casas penhoradas, desde o Algarve até ao Porto.

O Banco BPI tem um site de venda de imóveis em parceira com várias agências imobiliárias, onde dão melhores taxas em comparação com os restantes bancos.

Se preferir pesquisar apenas casas penhoradas do BPI terá que selecionar nos critérios da pesquisa “Imóveis BPI”, aparecendo assim apenas os imóveis penhorados por eles.

Comprar casas penhoradas pelos bancos têm inúmeras vantagens que muitas vezes são desconhecidas por quem procura uma casa.

O preço abaixo da média do mercado é uma delas, e que, por norma, é o principal motivo que leva as pessoas a começaram a pesquisar este tipo de imóveis. Mas existem muitas mais vantagens que o deixarão sem dúvidas de que é a melhor escolha.

Criamos uma lista com as principais vantagens da compra de casas penhoras pelo Estado ou pelo banco:

  • Facilidade no crédito de habitação, especialmente em imóveis do banco;
  • Geralmente financiadas a 100%, não sendo necessário qualquer entrada ou investimento inicial;
  • Spreads mais baixos;
  • Preços bastante inferiores em comparação com o valor de mercado da zona;
  • Prazo alargado para o crédito, basta negociar com o banco;
  • Melhores oportunidades de negócio.

Tal como qualquer tipo de compra de habitação, também existem alguns riscos na compra de casas penhoradas. Alguns bastante importantes que não podem ser ignorados antes de avançar com a compra.

Para facilitar a sua decisão, decidimos simplificar fazendo uma lista dos principais riscos que existem neste tipo de compras de imóveis.

  • Localização do imóvel – Terá que se contentar com a zona onde o imóvel está localizado, se procurar uma zona específica terá que fazer uma procura mais extensa ou esperar que apareça algum imóvel, contudo isso pode demorar vários anos.
  • Estado de conservação do imóvel – Nem sempre o que está anunciado é o verdadeiro estado do imóvel. Algumas casas são vandalizadas ou ficam degradadas com o passar dos anos, mas tudo isso poderá ser escondido na descrição do imóvel.
  • Impossibilidade de fazer visita – Muitas entidades não permitem que o interessado veja o interior da casa, sendo apenas possível ver o exterior. Muitos caem no erro de comprar apenas vendo o mínimo possível e acabam por comprar casas que não estão prontas no interior, apesar do exterior parecer completamente acabado.
  • Antigos proprietários recusam-se a sair – Apesar de não parecer verdade, alguns proprietários anteriores recusam-se a sair de casa e é necessário a intervenção judicial e policial.
  • Casa penhorada por várias entidades – Algumas casas podem estar penhoradas por mais do que uma entidade, por isso verifique sempre se não está a comprar apenas uma parte do imóvel.
  • Pagamento de impostos – Ao adquirir uma casa penhorada tem que pagar o Imposto Municipal sobre Transmissão Onerosa de Imóveis e o Imposto do Selo, por isso certifique-se de que não são demasiado elevados e garante que está a fazer realmente um bom negócio.
  • Herança de dívidas de condomínio – Após a compra de alguns imóveis, é que os proprietários recebem as dívidas do condomínio do antigo proprietário, que podem ser de apenas umas dezenas ou centenas de euros.

Como viu, conseguir comprar casas penhoradas pelo banco ou até mesmo pelos finanças não é tão difícil quanto isso. Para tal, apenas precisa ficar atento/a ao mercado de modo a saber aproveitar as melhores oportunidades de negócio.

Caso não tenha experiência no assunto, recomendamos que peça ajuda a um profissional ou até mesmo ao seu gestor de conta do banco.