Intermediação de Crédito
Voltar Voltar às Notícias
Rafaela Guerra
Escrito por Rafaela Guerra

Licenciada em Contabilidade e Administração, sou especialista em gestão financeira e marketing. Procuro ajudar os leitores a acompanhar a atualidade e a melhorar a sua literacia financeira.

Garantia do Estado cobre 25% do crédito à habitação em Portugal

Garantia do Estado cobre 25% do crédito à habitação em Portugal

O Banco de Portugal divulgou que a garantia pública concedida pelo Estado já representa 25,3% do montante total de crédito à habitação concedido até setembro. Neste período, foram contratados cerca de 79.850 créditos à habitação própria e permanente, num montante total de 13.703 milhões de euros.

Desses contratos, sob o regime da garantia estatal para jovens até aos 35 anos, foram celebradas 17.758 operações, totalizando 3.472 milhões de euros, o que equivale a 40,5% do número de contratos e a 42,8% do volume concedido nesse grupo etário.

A medida do Estado, que atua como fiador, cobrindo até 15% do valor da transação, permite que os jovens acedam a financiamento sem entrada inicial, em habitações avaliadas até 450 000€.

O impacto da garantia pública sobre os contratos de habitação é visível: um em cada quatro novos créditos à habitação contratados por instituições financeiras incluía esta garantia estatal.

No mês de setembro apenas, foram formalizados 2.423 contratos no âmbito desta garantia, num montante de 496,9 milhões de euros, que corresponderam a 25,9% dos contratos e 29,2% do montante, respetivamente.

A adoção do instrumento evidencia desigualdades regionais: nas regiões do Alentejo, da Lezíria do Tejo, da Beira Baixa e de Terras de Trás-os-Montes, mais de metade dos créditos à habitação por jovens utilizou esta garantia. Em contraste, na Grande Lisboa e na Região Autónoma da Madeira esse peso ronda apenas aproximadamente um terço.

A ligação entre a garantia pública e o mercado do crédito à habitação revela-se mais forte à medida que este mecanismo ganha tração para facilitar o acesso à habitação própria, sobretudo entre os mais jovens.

A garantia estatal atua como alavanca para obrigações bancárias mais amplas ao nível do crédito, modificando a dinâmica de financiamento imobiliário.