Intermediação de Crédito
VoltarTodos os artigos
Inês Pereira
Revisto por Inês Pereira
Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e com experiência em temas sobre finanças pessoais. Como redatora no Portal do Crédito, utilizo a minha experiência nesta área para ajudar esclarecer as dúvidas dos leitores no que ao crédito diz respeito. O meu objetivo é que encontrem sempre as melhores soluções.

Taxa Euribor Média Mensal: Conheça a Evolução

taxa euribor média mensal

A taxa Euribor corresponde a uma taxa de referência associada à concessão de financiamentos e foi criada para evitar discrepâncias entre países da Zona Euro, garantindo o equilíbrio dos preços praticados.

Dado o seu impacto no crédito para habitação, é crucial conhecer a média mensal da Euribor e perceber qual tem sido a sua evolução para saber lidar com as oscilações naturais desta taxa.

Juntar Créditos e Poupar
Melhor Crédito Habitação
Comparação de +10 Bancos
Grátis e Sem Compromisso
Apoio Personalizado
Selecionar Finalidade
  • Aquisição
  • Transferência de Crédito
  • Construção
  • Casa Modular
  • Multifunções
Montante
MêsMédia Euribor 3 MesesMédia Euribor 6 MesesMédia Euribor 12 Meses
Out. 20243,167%3,002%2,691%
Set. 20243,434%3,258%2,936%
Ago. 20243,548%3,425%3,166%
Jul. 20243,685%3,644%3,526%
Jun. 20243,725%3,715%3,650%
Mai. 20243,813%3,787%3,680%
Abr. 20243,885%3,838%3,703%
Mar. 20243,923%3,895%3,718%
Fev. 20243,923%3,901%3,671%
Jan. 20243,925%3,892%3,609%
Dez. 20233,935%3,927%3,679%
Nov. 20233,972%4,065%4,022%
Out. 20233,968%4,115%4,160%
Dados de novembro de 2024. Pode consultar as taxas Euribor atuais aqui.

Desde dezembro de 2023, e depois de quase dois anos numa tendência contrária, temos assistido a uma descida progressiva da Euribor para todos os prazos.

Embora não seja possível prever com certezas, espera-se que a taxa continue este caminho descendente em 2025 – embora com uma possível ligeira subida ainda durante este ano.

Assim, é provável que continuemos a assistir à descida da Euribor média mensal, o que impactará positivamente os créditos habitação com taxa variável.

Para saber qual poderá ser o valor do seu indexante, poderá utilizar o simulador Euribor e obter uma resposta imediata.

Analisando a evolução da Euribor a 3 meses desde que a taxa foi criada, em 1999, percebemos que esta não foi linear. Além de 2024, a taxa já tinha tido picos em 2001, 2008, ano em que disparou a maior crise desde a Grande Depressão, e 2012.

De facto, apesar da escalada sentida no último ano, os valores ficaram aquém dos atingidos em 2001, ano em que a taxa bateu recordes.

Ao optar pela Euribor a 3 meses, sofrerá ajustes na sua prestação mensal mais suaves, mas mais frequentes, já que a taxa é revista a cada período de 90 dias.

Entre as três opções mais frequentes, a Euribor a 3 meses é a menos escolhida pelos portugueses para os seus contratos de crédito habitação.

À semelhança da média Euribor a 3 meses, também a evolução da Euribor a 6 meses tem tido mais do que um pico de subida ao longo dos seus 25 anos de existência.

O seu máximo foi atingido em 2008, ano em que chegou aos 4,703%, bastante acima dos 3,861% registados no início deste ano.

Sabia Que?

De acordo com o Banco de Portugal, a maior parte dos créditos habitação com taxa variável estão indexados a uma Euribor a 6 meses. Os dados são de agosto de 2024.

No caso da Euribor média mensal a 12 meses, e sem surpresa, a evolução também não tem um comportamento linear.

É, aliás, notório o padrão entre os 3 prazos apresentados.

Em 2008, este indexante chegou aos 4,733%, um valor que supera em 1,201% aquele que marcou o arranque do ano de 2024.

Optar por uma Euribor a 12 meses significa que sentirá menos atualizações na sua prestação mensal, mas poderão ser mais impactantes.

As políticas económicas europeias, através do Banco Central Europeu (BCE), são as principais responsáveis pelas oscilações na Euribor.

Todavia, as subidas ou descidas das taxas diretoras do BCE, que influenciam diretamente a Euribor, têm sempre por base a liquidez do sistema financeiro, a inflação e outros fatores económicos e sociais.

Por isso, é que em crises financeiras como a de 2008 e a atual assistimos ao aumento da média mensal da Euribor.

Sabia Que?

Os dados da Euribor são divulgados diariamente pela Agência Reuters, pelas 10h00 da manhã de Portugal, e podem ser consultados aqui.

Se está prestes a ter uma atualização do seu contrato ou pretende pedir o seu crédito habitação, não se esqueça de estar atento à média mensal Euribor do mês anterior àquele em que se encontra.

Ou seja, se tiver uma atualização em novembro, a Euribor a ser aplicada é a média de outubro.

É certo que a Euribor faz parte do nosso vocabulário económico desde o início do milénio. No entanto, quando nos referimos a esta taxa, devemos ter presente que não existe apenas uma variante.

Atualmente o mercado financeiro apresenta 5 prazos de atualização do indexante associado ao seu crédito:

  • 1 semana;
  • 1 mês;
  • 3 meses;
  • 6 meses;
  • 12 meses.

Isto significa que, por exemplo, se contratar um crédito habitação com indexante Euribor a 6 meses, os juros do seu crédito vão ser calculados e atualizados a cada 6 meses.

Independentemente da taxa escolhida, não se esqueça de que poderá fazer uma renegociação de contrato, ajustando a taxa, ou uma transferência do crédito habitação para outro banco caso perceba que existem ofertas mais vantajosas.

Calculo Taxa Euribor

Como já percebeu, a média mensal da Euribor terá um efeito direto na sua prestação. Daí que também seja tão importante saber como calcular a prestação com a Euribor – concretamente nos contratos com taxa variável.

Assim, a fórmula é simples: Euribor (3,6 ou 12 Meses) + spread, que é a margem de lucro do banco

Porém, ao contrário do spread, a Euribor vai oscilar ao longo do tempo.

Por isso, muitos clientes procuram saber de forma antecipada qual será a prestação das suas casas nos meses seguintes à atualização do contrato.

Juntar Créditos e Poupar
Melhor Crédito Habitação
Comparação de +10 Bancos
Grátis e Sem Compromisso
Apoio Personalizado
Selecionar Finalidade
  • Aquisição
  • Transferência de Crédito
  • Construção
  • Casa Modular
  • Multifunções
Montante

A Euribor tem um grande impacto no seu contrato de crédito habitação. Por isso, deve estar sempre atento à evolução da Euribor para controlar o seu orçamento mensal.

O valor mais importante é a média mensal da Euribor do mês anterior à atualização do contrato, pois essa será a taxa utilizada.

Perguntas e Respostas

O que é a taxa Euribor?

A taxa Euribor resulta da relação entre bancos e serve de referência para a aplicação de uma taxa de juro relativa às transações que as entidades bancárias efetuam entre si (transferências interbancárias) dentro da Zona Euro.

Como é calculada a Euribor?

O valor da Taxa Euribor é obtido através do cálculo médio das taxas de juros contratadas e é feita pela Federação de Bancos Europeus (EBF) – composto pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos principais bancos centrais e nacionais de todos os Estados-Membros da União Europeia (UE).

Após serem apurados todos os dados, eliminam-se as taxas mais altas e as mais baixas (15% de cada), para que a média dos juros contratados seja calculada com base em 70% dos valores fornecidos pelos bancos europeus.

O que influencia a taxa Euribor?

A Euribor está intimamente ligada às taxas de juro diretoras traçadas pelo Banco Central Europeu (BCE) que são alteradas conforme a situação económica e financeira europeia.

O que é a taxa Euribor a 3 Meses?

Ter uma taxa Euribor 3 meses no seu contrato de crédito significa que a cada 3 meses as taxas de juro aplicadas ao seu crédito serão revistas devido a uma atualização da Euribor.

O que é o spread e a taxa Euribor?

A taxa Euribor é a taxa de referência da Zona Euro para a concessão de crédito e o Spread é a margem de lucro dos bancos. Juntando estas duas componentes temos os juros do seu crédito habitação.

Taxa Euribor 6 Meses: o que é?

Ter uma taxa Euribor 6 meses no seu contrato de crédito significa que a cada 6 meses as taxas de juro aplicadas ao seu crédito serão revistas com base no valor da Euribor.

Quem decide a taxa de juro Euribor?

A taxa Euribor é fixa pela Federação de Bancos Europeus (EBF) composto pelo Banco Central Europeu (BCE) e pelos principais bancos centrais e nacionais dos Estados-membros da União Europeia.

Taxa Euribor 12 Meses: o que é?

Ter uma taxa Euribor 12 meses no seu contrato de crédito significa que todos os anos as taxas de juro aplicadas ao seu crédito serão revistas com base no valor da Euribor.