Intermediação de Crédito
Voltar Voltar às Notícias
Rafaela Guerra
Escrito por Rafaela Guerra

Licenciada em Contabilidade e Administração, sou especialista em gestão financeira e marketing. Procuro ajudar os leitores a acompanhar a atualidade e a melhorar a sua literacia financeira.

Garantia Pública representa quase um quarto do crédito à habitação

Garantia pública e o crédito à habitação

A garantia pública do Estado já representa 23,5% do total do crédito à habitação concedido no primeiro semestre deste ano. Segundo dados do Banco de Portugal, entre janeiro e junho, praticamente 235 euros por cada mil foram financiados ao abrigo deste regime.

Durante esses seis meses, foram celebrados cerca de 10.700 contratos de crédito à habitação apoiados pela garantia pública, num montante que ascendeu a 2.100 milhões de euros.

O instrumento foi particularmente relevante para os jovens. Entre os compradores com até 35 anos, 37,4% dos contratos recorreram à garantia do Estado e esses representam 39,8% do valor total contratado nesse grupo etário.

Em junho, o recurso à garantia acelerou ainda mais. Nesse mês estabeleceram-se 2.300 contratos, que somaram 441 milhões de euros, representando 46,1% dos contratos e 47,6% do montante contratado pelos jovens até aos 35 anos.

A garantia pública assume maior peso nas regiões do interior. No Alentejo e na Lezíria do Tejo, a sua utilização foi mais expressiva, contrastando com a Grande Lisboa e a Madeira, onde o recurso foi menor.

Este regime, que pode ajudar a explicar o crescimento do crédito habitação, permitiu o Estado disponibilizar um total de 1.200 milhões de euros em garantias, dos quais já foram utilizados 25,9% até junho.

Este mecanismo permite que os bancos financiem entre 85% e 100% do valor de um imóvel, desde que o preço não ultrapasse os 450.000 euros, e cobre até 15% do valor da transação.