Intermediação de Crédito
Voltar Voltar às Notícias
Rafaela Guerra
Escrito por Rafaela Guerra

Licenciada em Contabilidade e Administração, sou especialista em gestão financeira e marketing. Procuro ajudar os leitores a acompanhar a atualidade e a melhorar a sua literacia financeira.

Crédito cresce e movimenta milhões no setor de consumo

O montante de novos créditos ao consumo registou em setembro uma subida de 9.9% em termos homólogos e atingiu 765.1 milhões de euros

O montante de novos créditos ao consumo registou em setembro uma subida de 9.9% em termos homólogos e atingiu 765.1 milhões de euros.

Os dados do Banco de Portugal mostram uma evolução positiva e reforçam a tendência de maior procura por financiamento por parte das famílias.

No segmento dos créditos pessoais, verificou-se um crescimento de 7.4% face ao mesmo mês do ano anterior, para 336.4 milhões de euros. O crédito automóvel apresentou a maior variação, com uma subida homóloga de 13.5%, alcançando 307.3 milhões de euros.

Nos cartões de crédito, descobertos e facilidades de crédito, registou-se um aumento de 6.7% em relação ao ano anterior. O montante chegou aos 121.4 milhões de euros, refletindo também uma subida em cadeia de 8.4%.

Durante o mês analisado foram celebrados 142.815 contratos de crédito aos consumidores. É um crescimento de 4.1% face a setembro do ano anterior e de 5.5% comparado com Agosto.

Cerca de 75.218 contratos referem-se a cartões e descobertos. Os créditos pessoais somaram 47.616 contratos. O crédito automóvel contou 19.981 contratos celebrados.

Os contratos sujeitos as subvenções representaram 5.1% do total. Em montante corresponderam a 7.0%, acima dos 5.9% verificados no período homólogo.

O aumento da concessão de crédito ao consumo aponta para maior confiança dos particulares. Revela também um mercado mais ativo, com valores e operações que continuam a crescer mês após mês.