VoltarTodos os artigos
Inês Pereira
Revisto por Inês Pereira
Inês Pereira

Licenciada em Jornalismo e com experiência em temas sobre finanças pessoais. Como redatora no Portal do Crédito, utilizo a minha experiência nesta área para ajudar esclarecer as dúvidas dos leitores no que ao crédito diz respeito. O meu objetivo é que encontrem sempre as melhores soluções.

Transferências Entre Bancos Diferentes: Quanto Tempo Demora?

Atualmente, muitos pagamentos são feitos por transferência bancária. Além de configurar uma forma de pagamento segura e prática, habitualmente o dinheiro é transferido rapidamente. Seja para uma conta em Portugal ou para o estrangeiro.

No entanto, o dinheiro nem sempre dica disponível no mesmo dia e é normal ficar na incerteza sobre quanto tempo demoraram as transferências entre bancos diferentes.

Por isso, é importante esclarecer todas as suas dúvidas sobre os prazos das transferências bancárias, para que saiba se o seu dinheiro estará disponível no próprio dia ou não. Afinal, esta questão impacta a sua gestão financeira.

Embora sejam muito semelhantes, como na necessidade de ter o IBAN de destino, existem diferenças quando o tema são transferências interbancárias e intrabancárias.

Quando em causa estão transferências bancárias entre contas pertencentes ao mesmo banco, regra geral o dinheiro fica disponível no dia útil em que a ordem é recebida pelo prestador.

Ou seja, caso seja realizada num dia útil, a transferência é automática e imediata. Além disso, as transferências bancárias no mesmo banco estão isentas de custos.

Por outro lado, o cenário é diferente quando falamos de transferências entre bancos diferentes. Dependendo da urgência da transferência, poderá até ser necessário pagar uma taxa adicional.

A resposta a esta dúvida é: depende. Isto porque, como já percebeu, o dia em que a transferência entre bancos é realizada e a hora impactam diretamente o cenário.

Antes de transferir dinheiro para uma conta, seja através de transferência interbancária ou intrabancária, deve ter em conta que o tempo de processamento da operação só começa a ser contabilizado após a ordem ser recebida pelo prestador do serviço.

O prazo começa a contar a partir do momento que o banco da pessoa que fez a transferência regista o movimento.

No entanto, a execução de transferências só é contabilizada em dias úteis bancários. Ou seja, em caso de urgência, deve evitar feriados e fins de semana.

transferências entre bancos diferentes antes das 15h

Como já percebeu, o ideal é fazer a transferência num dia útil. Mas também a hora em que o faz afeta a rapidez.

Se pretende fazer a transferência o mais rapidamente possível, deverá fazê-lo antes das 15 horas para que o dinheiro fique disponível na conta de destino até ao final do dia útil seguinte

Assim sendo, se fizer uma transferência de manhã, por exemplo, poderá contar com o dinheiro dentro de 24 horas. Naturalmente, esta regra não se aplica se o dia em causa for um feriado ou fim de semana.

Esta regra aplica-se apenas a bancos nacionais.

Tenha em conta que se o banco não for nacional, poderá demorar dois dias úteis até a operação ser realizada.

transferências entre bancos diferentes após as 15h

Se só conseguiu fazer a sua transferência após as 15 horas, a ordem só é recebida e aceite pelo banco no dia útil seguinte.

Assim sendo, deverá contar com, no mínimo, 48 horas para os fundos chegarem ao destinatário. Ainda assim, este prazo não é estanque e a transação poderá demorar mais do que o tempo estipulado.

Tal como na situação anterior, também deverá contar com um dia útil adicional no caso de bancos estrangeiros.

transferências entre bancos diferentes em dias não úteis

Os feriados e fins de semana são contabilizados como dias não úteis. Por esse motivo, influenciam diretamente o tempo necessário para transferência ficar disponível.

Em média, é pouco provável que dinheiro fique disponível em menos de 48 horas úteis.

Assim, supondo que faz a sua transferência interbancária num sábado de manhã, a transferência só começará a ser processada na segunda-feira.

Ou seja, o banco recebe a ordem da transferência na segunda-feira. No entanto, o prazo estipulado para o processamento é de, pelo menos, um dia útil. Por isso, o dinheiro só estará disponível na terça-feira ou na quarta-feira.

Os melhores dias para fazer transferências entre bancos diferentes é entre segunda-feira e quinta-feira até às 15h.

É importante ter em mente que alguns feriados bancários não são necessariamente feriados nacionais, pelo que os prazos das transferências poderão ser afetados.

Sabia Que?

Segundo o próprio Banco de Portugal, terça-feira de Carnaval e o dia 24 de dezembro são considerados feriados bancários.

Adicionalmente, para efeitos de execução de operações de pagamentos, considera-se que os dias úteis terminam às 15 horas. Após essa hora, os processos só avançam no dia útil seguinte.

Também existe a alternativa de conseguir fazer transferências entre bancos diferentes, mas nacionais, de forma imediata.

Este procedimento aplica-se a bancos nacionais. No caso de estar a transferir dinheiro para um banco estrangeiro, deverá contar com cerca de 2 a 4 horas que o valor fique disponível.

No momento da operação, deve selecionar a opção Transferência Imediata. Assim que finalizar a transferência, o dinheiro ficará disponível na conta de destino, mesmo que pertença a outro banco nacional.

No entanto, este tipo de transferência implica o pagamento de uma pequena taxa, que costuma variar entre os 0,52€ aos 2,60€. Este valor é definido pelo banco, pelo que existirão entidades melhores do que outras.

Poderá consultar o preçário diretamente na entidade. Este documento indica todos os valores cobrados pelo banco, seja relativamente a transferências, manutenções de conta, taxas de amortização, entre outros.

Longe vão os dias em que fazer uma transferência bancária era um processo complexo. Atualmente, pode transferir dinheiro para outra conta de diferentes formas:

  • Balcão do banco;
  • Plataforma de homebanking;
  • Website da entidade;
  • Caixas automáticas (ATM);
  • Chamada telefónica.

Independentemente do meio escolhido, o prazo das transferências entre bancos diferentes ou entre contas do mesmo banco é sempre idêntico.

Por isso, deverá optar pelo método mais conveniente com a certeza de que, regra geral, não prejudicará o prazo da transferência.

O Banco de Portugal desenvolveu um sistema que permite fazer transferências através do número de telemóvel de forma segura. Chama-se SPIN e permite transferir dinheiro sem ser necessário o IBAN do destinatário.

O serviço já está disponível e os bancos devem implementá-lo até 16 de setembro de 2024.

Assim a funcionalidade esteja implementada no seu banco, pode recorrer à aplicação de homebanking para a utilizar.

Ao iniciar uma transferência de dinheiro, passará a ver a opção de utilizar um número de telemóvel além da alternativa de IBAN. Terá de introduzir o contacto do destinatário ou consultar a lista de contactos. 

No entanto, esta funcionalidade obriga a que os seus utilizadores manifestem, junto dos seus bancos, a vontade de a utilizar, pedindo para associar o seu número de telemóvel ao respetivo IBAN.

Sabendo como funcionam as transferências bancárias, importa também saber os prazos para depósitos de cheques, seja para uma conta do mesmo banco ou de um banco diferente.

Também aqui, a entidade reguladora deixa claro que existem diferenças de acordo com as instituições em causa e com a forma de depósito.

Se falamos de cheques depositados ao balcão:

  • No caso de um cheque visado ou sacado sobre uma conta do mesmo banco onde o depósito é efetuado, o valor fica disponível no mesmo dia em que é depositado.
  • Se o cheque pertencer a um banco diferente daquele onde está vai ser depositado, o valor só estará disponível no 2.º dia útil após efetuado o depósito.

Já no caso de depósitos realizados através de uma ATM, o depósito só fica efetivo após certificação por parte do banco, que deverá ocorrer num prazo não superior a 24 horas contadas a partir da entrega. O dinheiro fica disponível até às 15 horas do segundo dia útil seguinte ao dia da efetivação.

Existem diferenças inquestionáveis quando o tema são os prazos das transferências entre bancos diferentes ou contas do mesmo banco.

Quando transfere dinheiro para uma conta pertencente ao mesmo banco, é bastante provável que o dinheiro fique imediatamente disponível.

Já no caso de transferências entre bancos diferentes, deve ter em conta que o dinheiro só deverá ser disponibilizado, na melhor das hipóteses, no dia útil seguinte. Ainda assim, este prazo depende de quando faz a transferência, pelo que deve ter isso em conta.

É importante conhecer estes prazos e o funcionamento dos processos bancários, uma vez que afetam diretamente a gestão da sua vida financeira.