VoltarTodos os artigos
Viviane Soares
Revisto por Viviane Soares
Viviane Soares

Viviane Soares é redatora e editora, com mais de três anos de experiência na escrita de artigos de finanças pessoais. No Portal do Crédito, tem como principal objetivo disponibilizar a melhor informação sobre financiamento, de forma prática e acessível.

Salário bruto: o que é e quais os descontos a considerar

analisar salário bruto

Existe alguma confusão entre o salário bruto e o salário líquido, no entanto, estes conceitos são bastante distintos. É preciso dissipar qualquer dúvida que possa existir para que não hajam desilusões no momento de se aproveitar novas oportunidades.

Antes de avançarmos, alertamos que é o salário líquido que traduz o montante que o trabalhador vai efetivamente receber pelo trabalho prestado.

Significado de salário bruto

Este salário corresponde ao montante total de dinheiro que um trabalhador recebe antes de serem deduzidos qualquer tipo de imposto.

Para o trabalhador, este valor deve ser apenas uma referência, uma vez que o montante que vai receber no fim do mês é o salário líquido.

O salário bruto é o valor comunicado pela entidade empregadora, pois é esse o valor que a empresa efetivamente paga pelo trabalhador, no entanto a esse valor serão aplicadas várias deduções.

O salário bruto inclui todos os benefícios?

Não, no valor deste salário não estão incluídos bónus que possa vir a receber nem o subsídio de alimentação.

Se estiver numa fase de averiguar novas oportunidades, pergunte pelo salário e por outros benefícios, como bónus, e pelo valor do subsídio de alimentação. Todos estes fatores terão impacto no montante que irá receber ao fim do mês.

Qual devo considerar: salário bruto ou líquido?

Nos anúncios de emprego o valor mais comunicado é o bruto, mas tenha cuidado para não gerir mal as suas expectativas. A nossa sugestão é que, na análise de novas oportunidades, pergunte sempre pelo salário líquido.

Simulações de crédito e salário bruto

Quando efetuar uma simulação online de crédito não deve usar o valor bruto do seu salário, mas sim o líquido.

Desta forma, garante que não recebe um surpresa desagradável, pois ao inserir o salário bruto (um montante sempre superior ao líquido), o seu pedido pode ser aprovado e mais tarde, quando enviar os documentos a comprovar rendimentos, o processo pode ser cancelado.

Artigos relacionados