Guia do Crédito

Crédito com problemas no Banco de Portugal: soluções

crédito com problemas no banco de portugal

O acesso a crédito com problemas no Banco de Portugal não é impossível, mas é importante que saiba que se tem registos de incumprimento no Mapa de Responsabilidades de Crédito, então nenhuma entidade bancária lhe poderá conceder um empréstimo.

Ou seja, a partir do momento em que é considerado um cliente de risco – por ter o “nome sujo” na Central de Responsabilidades de Crédito (conhecida como lista negra do Banco de Portugal) – ser-lhe-á negado qualquer pedido de crédito junto de um banco.

Crédito com problemas no Banco de Portugal: quais as alternativas?

Sempre que pede um empréstimo ou mesmo um cartão de crédito a um banco, este consulta o seu historial de crédito junto da Central de Responsabilidades de Crédito, que é gerida pelo Banco de Portugal. No fundo, trata-se de uma base de dados na qual constam todas as pessoas e empresas que tenham um qualquer empréstimo superior a 50 euros. No entanto, quem tiver o seu “nome sujo” – isto é, se estiver numa situação de incumprimento para com os credores – terá muita dificuldade em reconquistar a confiança dos bancos a curto e médio prazo.

Na prática, caso conste que não tem cumprido com as suas obrigações junto das entidades credoras, o seu pedido será negado. E esta é uma imposição legal do Banco de Portugal.

Portanto, se precisa de acesso a crédito com problemas no Banco de Portugal, as alternativas em cima da mesa passam ou pelo recurso a empréstimos junto de particulares ou junto a entidades privadas de concessão de crédito que, apesar de terem acesso ao seu Mapa, não estão sujeitas à imposição legal do legislador.

No caso de decidir recorrer às entidades privadas, é de salientar que, apesar de serem “alheias” ao facto de constar, pelas piores razões, na lista negra do Banco de Portugal, ser considerado um cliente de risco implicará taxas de juro mais elevadas – uma vez que esta é uma forma destas entidades terem garantias suficientes para assumir esse risco.

Ainda assim, há sempre a possibilidade de beneficiar com a grande oferta existente neste contexto, mas não crie muitas expectativas.

informar sobre solucoes credito

Como solicitar crédito imediato online

Se decidir avançar para um pedido de crédito nestas instituições financeiras – Partners, Cofidis, Cetelem, Credibom, para apontar apenas alguns exemplos – faça uma análise de mercado, recorrendo aos simuladores online.

O simulador do Portal do Crédito visa identificar a entidade com as melhores condições de crédito pessoal para si, de acordo com as suas necessidades e características do seu perfil. Tem acesso, em tempo real, às taxas de juro e condições das várias entidades de financiamento em Portugal.

Depois de analisar atentamente as opções apresentadas, o processo para solicitar crédito online é relativamente simples. Necessita apenas de preencher um formulário online – no qual simula o montante e o prazo de pagamento do empréstimo a contrair -, inserir os seus dados pessoais e finalizar o seu pedido.

Posto isto, obterá, no espaço de poucos minutos, uma resposta. Se for positiva terá de conferir todos os dados, imprimir o contrato, assinar e enviar o mesmo, juntamente com a cópia dos documentos solicitados para a instituição que lhe está a conceder o crédito.

Depois de validado o pedido, o montante solicitado será depositado na sua conta bancária no espaço de 24 a 48 horas.

Dica importante

Antes de assinar um contrato de crédito, analise ao detalhe e pacientemente as condições estabelecidas. Tenha especial atenção às taxas de juro, ao valor das prestações mensais, ao prazo de pagamento e às condições de amortização.

Além disso, avalie a sua taxa de esforço, ou seja, se tem condições financeiras para suportar estes encargos, de forma a evitar uma nova situação de incumprimento que, no limite, o poderá arrastar para uma situação de insolvência pessoal.

Artigos relacionados

[adinserter block="2"]
Viviane Soares
Viviane Soares é redatora e editora, com mais de três anos de experiência na escrita de artigos de finanças pessoais. No Portal do Crédito, tem como principal objetivo disponibilizar a melhor informação sobre financiamento, de forma prática e acessível.