Cartões de Crédito

Cartão de crédito sem pagar taxas: como e onde conseguir

cartão de crédito sem pagar taxas
: o Portal do Crédito não publica artigos patrocinados. O nosso conteúdo é independente e não favorece nenhuma entidade em particular.

Conseguir um cartão de crédito sem pagar taxas pode ser a solução ideal para muitos consumidores que procuram produtos financeiros que não tenham muitos custos associados.


Simulador de Crédito

Simule sem compromissos e conheça a melhor solução de crédito para o seu pedido.

» SIMULAR AGORA

O momento em que decidimos aderir a um cartão de crédito é importante e, claro, é normal que seja aliciante o facto de podermos ter um cartão sem anuidade.

Depois de decidir ter um cartão deste tipo, é essencial que primeiro procure e compare tudo aquilo que o mercado tem para lhe oferecer, podendo depois tomar a sua decisão munido de toda a informação e tendo em conta as várias ofertas que vai encontrar. Procure tomar uma decisão informada e eficiente.

Um cartão de crédito é um produto financeiro com diversas vantagens. Apresentamos-lhe algumas das mais significativas:

  • A acumulação de milhas aéreas;
  • Os descontos de que pode usufruir naqueles que são os parceiros das instituições;
  • A possibilidade de receber parte do dinheiro que foi gasto – o chamado cashback.

Todos sabemos para que serve e quais as vantagens de possuir um cartão de crédito. No fundo, é como um cartão de multibanco ou cartão de débito – como é frequentemente designado – que pode ser utilizado em diversos países, mas que tem a particularidade de possuir um plafond máximo que está autorizado a utilizar ou um empréstimo pessoal anteriormente definido.

Quer ter um cartão de crédito sem pagar taxas? Saiba como funciona

Como em tudo, ter um cartão de crédito sem pagar taxas tem as suas vantagens e desvantagens. Antes de mais, convém saber o que precisa para ter um cartão de crédito.

Para ter acesso a um cartão de crédito, no geral, é necessário cumprir alguns requisitos exigidos pelos bancos que dispõem deste serviço:

  • Deve ter mais de 18 anos, ou ter idades compreendidas entre os 16 e os 18 anos, mas ser emancipado;
  • Comprovar que recebe rendimentos. Isto é, se não tiver uma fonte de rendimento, será mais difícil conseguir que lhe seja cedido um cartão de crédito, pois não terá como provar que conseguirá pagar todas as faturas;
  • Não ter incumprimentos junto do Banco de Portugal.

No que diz respeito a questões financeiras, existem diversos aspetos a ter em atenção e é importante ter a capacidade de perceber quais são os aspetos positivos e negativos para que se tome uma decisão coerente e responsável e para que, no final, não tenha surpresas desagradáveis e desnecessárias.

Podemos começar por pensar que num cartão de crédito com taxas, estas são cobradas mesmo que o cartão não tenha sido utilizado durante esse ano, acabando muitas vezes por não compensar e sendo mesmo o oposto daquilo que é pretendido pela pessoa que adquiriu este produto.

Perante uma cada vez maior adesão aos cartões de crédito nos quais não é necessário pagar a anuidade, um maior número de bancos – como é o caso do Activo Bank e do Banco CTT – aderiu a esta modalidade de financiamento e o difícil agora é escolher a qual deles devemos aderir.

Para além daquele que é o benefício óbvio, isto é, a isenção do pagamento da anuidade, existem outros.

homem escolher cartao de credito

Vantagens de ter um cartão de crédito sem pagar taxas

As vantagens de muitos destes cartões, além das já referidas no início deste artigo, podem incluir benefícios como seguros associados, sejam contra roubo e fraude do cartão, seja seguros de viagem.

Outra questão que pode ser uma mais-valia, principalmente por ser tão comum nos dias que correm, é o facto de com um cartão de crédito poder fazer compras online com a segurança de que todas as suas compras estão protegidas por um seguro.

Tem também à sua disposição o serviço 3D e ainda tecnologia de contactless. Em tom de esclarecimento, acrescentamos que os cartões que possuem contactless utilizam esta tecnologia para serem lidos apenas pela aproximação. O que acontece é que no momento em que paga montantes pequenos, não precisa de introduzir o seu código pessoal.

Pode, contudo, pedir junto do seu banco ou entidade financeira que este seja desativado, se desta forma se sentir mais tranquilo e seguro. Com isto alertamos também para que esteja atento no momento em que efetua o pagamento.

Esclarecido o contactless, voltemos ao nosso tema principal. Além das vantagens que referimos até agora, alguns cartões tornam-se ainda mais aliciantes pelas ofertas de adesão que praticam com novos clientes.

Em algumas instituições pode, então, aderir a um cartão de crédito e receber de oferta artigos eletrónicos, como smartphones, câmaras fotográficas e até mesmo televisores.

Considere também a possibilidade de fazer um crédito pessoal e faça uma simulação online para descobrir qual é a oferta mais adequada ao seu caso.

Desvantagens de ter um cartão de crédito sem pagar taxas

Por outro lado e porque nem tudo podem ser vantagens, ter um cartão de crédito sem pagar taxas pode ter os seus pontos menos positivos.

Como exemplo podemos referir o facto de ter acesso a um pacote de seguros mais limitado. É também importante ter em atenção que podem existir condições obrigatórias de forma a garantir a isenção do pagamento da taxa anual.

Alternativas aos cartões de crédito

Nesta Era tecnológica e digital, surgiram também outros formatos gratuitos do famoso e antigo cartão de crédito. Atualmente, é possível dispormos de aplicações mobile que fazem aquilo que o bom e velho cartão físico faz, com a característica de que nem precisamos de andar com ele na carteira.

MB Way e Revolut há muito que deixaram de ser apenas dois nomes estranhos, isto porque se assemelham muito a um cartão de crédito sem pagar taxas.

Ambos funcionam online, através do smartphone, são de utilização segura e já têm milhares de utilizadores que se renderam ao pragmatismo destas apps. Por funcionarem como um cartão de crédito e como cartão de débito, não é difícil perceber a razão da sua popularidade, aliada à isenção das taxas.

Além destes que são os principais fatores para a grande maioria dos seus utilizadores, o Revolut tem ainda a vantagem de poder ser utilizado no estrangeiro sem que sejam cobradas quaisquer taxas.

Este cartão é da rede Mastercard e, além de não cobrar taxas, pratica taxas de câmbio mais favoráveis do que os bancos tradicionais. O Revolut tem ainda uma série de funcionalidades dignas de destaque, como poder ser bloqueado através da app em caso de perda ou rouba e poder ser personalizado para que só possa ser usado se o utilizador estiver perto do telemóvel.

Exemplos de cartões de crédito com anuidade zero

Por ser importante conhecer aquilo que o mercado disponibiliza, mostramos-lhe alguns exemplos de cartões de crédito cuja anuidade é gratuita.

ActivoBank

TAEG: 15,20%
TAN: 14,90%

Além da anuidade gratuita, o cartão de crédito do ActivoBank oferece outras vantagens, como é o caso de um segundo bilhete nos cinemas NOS, o Programa Pontos Activo+ em que vai acumulando pontos por cada 10€ que sejam pagos em cartão e onde poderá obter alguns descontos em lojas como a Zara, Fnac, Galp, etc.

Crédito Agrícola

TAEG: 15,70%
TAN: 15,43%

Com o cartão CA&Companhia a mensalidade é fixa e dispõe de descontos em várias lojas. Pode ainda ser utilizado em qualquer viagem para o estrangeiro.

Cetelem

TAEG: 15,70%
TAN: 12,68%

O cartão de crédito Cetelem Black vem com o sistema de segurança 3D Secure, tem ainda 3% de desconto em compras – sejam elas feitas em hipermercados, gasolineiras ou restaurantes -, só necessita de verificar quais as parcerias e usufruir deste desconto. O cartão da Cetelem dispõe ainda de flexibilidade no reembolso.

Novo Banco

TAEG: 19,80%
TAN: 20,00%

O NB Verde é o cartão de crédito sem anuidade do Novo Banco e dispõe de serviço MBWay, um programa de pontos Select, acesso ao Serviço Pack Protecção e ainda pode acumular milhas com o programa Top Miles.

Sonae/BNP Paribas

TAEG: 15,70%
TAN: 15,38%

O cartão de crédito da Sonae/BNP Paribas é o Cartão Universo. Este cartão junta vários cartões de fidelização relativos ao grupo Sonae num só. O cashback é de 1% em todas as compras realizadas nos estabelecimentos aderentes à rede Mastercard.

Banco Big

TAEG: 15,70%
TAN: 15,40%

O Banco Big dispõe do cartão de crédito VISA BIG e com este cartão pode utilizar o programa de pontos, descontos naqueles que são os parceiros do banco, está isento de pagar as taxas de abastecimento em gasolineiras e pode ainda usufruir do mealheiro Big.

Caixa Geral de Depósitos

TAEG: 15,70%
TAN: 11,35%

Com o cartão IN da Caixa Geral de Depósitos usufrui de um programa de arredondamento para que haja uma maior poupança, tem descontos e benefícios da Caixa e pode ser utilizado em todo o mundo, em qualquer viagem.

Millennium BCP

TAEG: 15,70%
TAN: 15,40%

O Millennium BCP dispõe do Cartão Blue da American Express e com este cartão tem disponível o programa Membership Rewards, o Programa Selects, está protegido contra possíveis fraudes que sejam realizadas por terceiros e pode ser utilizado no mundo todo.

Todos estes são cartões de crédito disponibilizados pelas entidades financeiras, cuja anuidade é gratuita, exista ou não movimentação na conta. Saiba sobre os bancos que oferecem cartões de crédito gratuitos.

cartao de credito

Cartão de crédito com ou sem taxas?

Por muito aliciante que seja não ter um custo acrescido, não nos podemos esquecer de que é um cartão de crédito e que, como tal, terá sempre custos associados aos quais deve prestar atenção, antes de optar seja por qual for.

O que queremos dizer com isto é que, independente da anuidade, aquilo que deve ter em atenção é o valor dos juros bancários que estão associados ao cartão, tal como outros tantos custos que estão implícitos no cartão. Antes de assinar qualquer que seja o cartão, perceba exatamente quais as condições de isenção e aplicação.

Embora seja tentador pensar que ter um cartão de crédito sem pagar taxas é um bom negócio, não podemos deixar de ter em mente que este valor é apenas um custo fixo associado.

Seria errado pensar que o valor que é pago anualmente pelo cartão é a única fonte de receita das instituições financeiras. Pelo contrário, é a parte mais pequena do lucro. O lucro dos bancos vem exatamente das taxas de juros que são praticadas quando os clientes fazem compras com o seu cartão de crédito.

O que deve ter em atenção?

Resumidamente, deve ter em atenção:

  • As taxas associadas;
  • Se os juros não são elevados;
  • Verificar que outros custos possam estar incluídos;

Por último e voltando a frisar a importância deste ponto, não se esqueça de que por muito que esteja isento de anuidade, um cartão de crédito está sempre acrescido de responsabilidades da parte de quem o adquire.

É por isso mesmo que a aquisição de um cartão isento de taxas não pode ser uma decisão baseada na necessidade imediata de uma resposta rápida a um problema, mas sim uma tomada de decisão consciente.

Artigos relacionados

Se tiver alguma dúvida ou questão, fale connosco pelo Messenger
Sofia Amorim Alves
Sofia Amorim Alves é autora do Portal do Crédito, onde se dedica a descomplicar a informação relativa a produtos e serviços financeiros para ajudar os portugueses a tomar decisões informadas e conscientes.